terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Snowden - Herói ou traidor


Bom pessoal, essa dica é um pouco diferente das habituais, nesse fim de semana assisti o filme Snowden - Herói ou traidor (tradução BR kkkkk) do diretor Oliver Stone, o filme conta a vida de Edward Snowden e como ele se tornou um grande ícone do hacktivismo e da liberdade de expressão no mundo.

O filme na verdade ocorre enquanto Snowden está realizando a entrevista em que desmascarou os programas de vigilância do governo americano e se inicia mostrando Snowden como um soldado americano que foi dispensado pois acabou quebrando a perna durante o seu treinamento (parece que não foi bem assim e que exageraram no patriotismo como no filme inteiro), após a dispensa, Snowden conhece a sua namorada Lindsay Mills e entra para CIA para realizar trabalhos internos.

Ele começa a descobrir um pouco sobre as ferramentas/metódos de controle do governo americano, exemplo: rootkits e backdoor instalados em diversos países (inclusive o Brasil) nas principais áreas de infraestrutura como termelétricas e usinas nucleares tendo a principal "desculpa" do governo americano era de se prevenir contra possíveis ataques terroristas contra os EUA, porém que o real motivo era o controle global da economia mundial.



O filme tenta humanizar um pouco o personagem de Snowden que ao descobrir todas as ferramentas da NSA/CIA começa a ter algumas crises de consciência e que diversas vezes fica em dúvida sobre os trabalhos que realiza para as agências.

Como se trata de um filme comercial, a parte técnica é tratada superficialmente (não espere ataques e nem explicações muito técnicas) porém da pra ter noção do tamanho do controle exercido pelo governo americano no mundo (o programa PRIMS por exemplo).

Vale a pena assistir se você trabalha na área de T.I e se você retirar toda a parte dramática (necessária), todo o patriotismo forçado e o endeusamento do Snowden (o cara é muito inteligênte, mas ficou parecendo que ele era o único analista que pensava nas agências), a história me deixou curioso nos 2 livros lançados sobre o tema:




Obs. se quer ver algo mais técnico, assista ao MR.Roboot que é kali-linux na veia kkkkk

Abraços

Um comentário:

  1. I just see the post i am so happy the post of information's.So I have really enjoyed and reading your blogs for these posts.Any way I’ll be subscribing to your feed and I hope you post again soon.
    CCNA Training in Chennai

    ResponderExcluir